Menu fechado

Treinamento F4P ou DCV? Como escolher?

IMPORTANTE: Caso você já tenha feito o treinamento F4P antes de janeiro de 2024 temos um importante recado para você no final do artigo.

Desde que introduzimos o novo programa Kanban Product Professional (KPP) aqui na Aspercom, muitos alunos têm tido dúvidas sobre qual treinamento escolher: o Treinamento Fit for Purpose (F4P) ou o Treinamento Descobrindo Valor do Cliente (DCV – KPP I), porque o programa e o assunto central dos dois treinamentos são muito parecidos. O objetivo deste post é auxiliar você nesta importante decisão!

O Treinamento Fit for Purpose (F4P) está no nosso catálogo desde 2020. Como pioneiros no uso do framework F4P no Brasil e no Mundo desde 2016 (uma época que as técnicas ainda não tinham este nome e o livro base sequer escrito), ensinamos neste treinamento o uso do Fit for Purpose através de diversos estudos de caso, inclusive com diversos exemplos da Aspercom e do Kanban Brazil. O foco do Treinamento F4P é marketing estratégico e é indicado para executivos, gestores médios de serviços, vendas e marketing e também para todo e qualquer profissional que busca compreender o Fit for Purpose de forma ampla com foco para a entrega de serviços e também produtos. O programa tem atividades práticas onde analisamos negócios de forma holística a perspectiva F4P. Além do certificado do curso os participantes obtém a designação “Customer Experience Professional” (CXP) pela Kanban University. O Treinamento F4P não tem qualquer pré-requisito, não é necessário nenhum conhecimento prévio sobre Kanban e pode ser o seu primeiro treinamento na carreira junto à Kanban University.

Já o Treinamento Descobrindo o Valor do Cliente (DCV) é uma adição recente no nosso catálogo (desde 2023) e é parte integrante, juntamente com o Treinamento Maximizando o Valor para o Cliente (MCV), do programa Kanban Product Professional (KPP) da Kanban University. O programa e a designação KPP está no mesmo nível hierárquico que o programa Kanban Coaching Professional (KCP), o que significa que é indicado para profissionais de produto que buscam destaque nas organizações que usam o Método Kanban. O foco do DCV é o uso do Framework F4P para produtos, ou seja, no programa deste treinamento usamos atividades práticas que destaquem os princípios, técnicas e práticas do Fit for Purpose para o ambiente de produtos (sejam digitais ou não). Estando no mesmo nível hierárquico do KCP, é recomendado que participantes do Treinamento DCV já sejam KMPs (Kanban Management Professional), ou melhor, que já tenham feito os treinamentos KSD e KSI. O Treinamento DCV oferece o certificado do curso emitido pela Kanban University, porém, para ter a designação KPP (Kanban Product Professional) é necessário completar também o Treinamento Maximizando o Valor para o Cliente (MCV).

Treinamento Fit for Purpose (F4P)Treinamento Descobrindo o Valor do Cliente (DCV)
ConteúdoFramework F4P no uso geralFramework F4P para produtos
Público AlvoExecutivos, Gestores Médios, Profissionais de Marketing, Vendas – pessoas que querem conhecer somente o Framework F4PProfissionais de Produtos de organizações que usam Kanban e querem avançar para
FocoMarketing EstratégicoUso do F4P para Produtos
CertificaçãoCertificado do Curso e Designação CXPCertificado do Curso
Pré-requisitos e carreira na Kanban UniversityNenhum pré-requisito. KMP altamente recomendado. Para se tornar KPP é necessário ter o KMP e fazer também o curso MCV

Resumo

Se você é um profissional interessado em marketing e quer simplesmente conhecer o poderoso Framework Fit for Purpose, sem qualquer interesse em avançar na carreira KPP da Kanban University, a melhor escolha para você é o Treinamento Fit for Purpose (F4P). Agora, se você já é KMP, KCP ou tem interesse em ampliar a sua carreira na Kanban University, a melhor escolha é o Treinamento Descobrindo o Valor do Cliente (DCV). Fica um alerta: se você fizer o treinamento F4P e quiser posteriormente avançar para o KPP, será necessário fazer o DCV (que tem uma sobreposição grande de programa com o F4P) e depois o MCV para se tornar KPP.

Recado Importante para quem já fez o F4P

Caso você já tenha feito o treinamento F4P antes de Janeiro de 2024 a Kanban University irá honrar seu certificado F4P como equivalente ao DCV, somente até junho de 2024, ou seja, não é necessário que você faça o DCV para se tornar KPP, bastará participar do Treinamento Maximizando o Valor para o Cliente (MCV). O prazo é curto. Corra e se inscreva em uma de nossas turmas do MCV!

Em caso de quaisquer dúvidas entre em contato com o nosso Whatsapp: +55 (11) 99747-0250.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *