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Cases Aspercom: 25 anos de Excelência na Entrega de Resultados

Nossa filosofia de Transformação é fundamentada na formação de líderes preparados para os desafios do século XXI. As histórias de nossos clientes mostram como resultados extraordinários podem ser obtidos com baixos investimentos - "de dentro para fora" - através de pequenas mudanças evolucionárias. Esse é o nosso estilo.

Faturamento 69% maior com KMM e o Método Kanban na Unicred

O sistema Unicred conta com mais de 285 mil cooperados em 22 estados brasileiros, distribuídos em 29 cooperativas e 4 unidades centrais, além da confederação. O início deste trabalho de agilidade foi sediado na Governança de Tecnologia da Informação, com o objetivo de unificar e padronizar o formato de gerir o trabalho de desenvolvimento de software. Ler mais...

O início deste trabalho de agilidade foi sediado na Governança de Tecnologia da Informação, com o objetivo de unificar e padronizar o formato de gerir o trabalho de desenvolvimento de software. Esse trabalho abrangeu, no início, 15 equipes de software separadas em 4 verticais de Produtos (Canais Físicos e Digitais, Crédito e Investimentos, Meios de Pagamento e Compensação).

Atualmente abrange mais de 60 equipes, todas as verticais distribuídas pelas Superintendências da Confederação, incluindo verticais de Produtos, Tecnologia, Operação, Back-Office, Marketing e Administrativo, indo muito além da Tecnologia e Produtos gerando impacto em toda a organização.

O resultado deste alinhamento sistêmico em cooperar, pode ser evidenciado pelo melhor resultado na história do sistema Unicred, uma alta de 69,7% no faturamento do período no ano de 2021 e um crescimento de 136% nos últimos cinco anos na carteira de crédito.

A Aspercom introduziu o Kanban Maturity Model, o que tem ajudado a Unicred a impulsionar o crescimento, apoiando no alinhamento sistêmico e com um processo escalado do nível operacional ao portfólio estratégico.

Por Alexsandro Filippetto, Superintendente de Inovação, Open Finance e Governança de TI


Melhorando 60 pontos no NPS com Kanban na Surfe, uma Empresa de Marketing Digital

A Surfe Digital, uma empresa de marketing digital voltada para negócios B2B com vendas complexas, experimentou um crescimento expressivo de 85% na receita em 2021. Esse sucesso levou a um aumento significativo no tamanho da equipe, de 23 para quase 70 colaboradores. Ler mais...

No entanto, com o crescimento vieram desafios: a qualidade das entregas, que historicamente era alta, começou a ser questionada após o recebimento de feedbacks negativos de alguns clientes, e a ausência de métricas adequadas dificultava a tomada de decisões estratégicas.

Para enfrentar esses desafios, a Surfe Digital iniciou uma consultoria com a Aspercom, focando inicialmente no time de Geração de Demanda, diretamente responsável pelo impacto nos resultados dos clientes. A implementação do método Statik revelou que aproximadamente 60% das tarefas eram classificadas como urgentes sem necessidade, e que 60% do tempo de entrega era consumido apenas com a aprovação dos clientes. A inclusão da equipe de Customer Success (CS) no processo de melhoria foi crucial, pois essa equipe gerencia os projetos e define as prioridades de trabalho.

As mudanças implementadas resultaram em uma colaboração mais eficiente entre as equipes e uma redução significativa no tempo de aprovação dos clientes, agora em 34%. Além disso, houve melhorias no lead time e na eficiência do fluxo de trabalho de todas as squads. Ainda em busca da excelência, a metrificação dos serviços tem sido essencial para aprimorar a tomada de decisões, e já se observa um retorno positivo dos clientes quanto às melhorias implementadas.

Por Isabela Mendes e Marcos Gonzaga, fundadores.


O Maior Case KMM do Mundo: a Transformação Digital na Riachuelo e Midway

A Riachuelo é uma das maiores redes de varejo de moda do Brasil, parte integrante do Grupo Guararapes, com uma trajetória de 75 anos no mercado. A empresa se destaca por sua operação integrada que abrange o varejo, com lojas Riachuelo, Casa Riachuelo e Carter’s, além de uma presença robusta no e-commerce. Ler mais...

Complementam o grupo a Midway Financeira, que oferece serviços financeiros, uma fábrica de roupas em Natal-RN, três Centros de Distribuição e a Transportadora Casa Verde. A Riachuelo emprega cerca de 26.000 pessoas, todas comprometidas com a missão de democratizar a moda no Brasil.

Nos últimos anos, a empresa acompanhou as revoluções da internet e das mídias sociais, adaptando-se para entender e atender às preferências dos clientes. A Riachuelo desenvolveu um ecossistema que inclui moda, estilo de vida e serviços financeiros, além de investir na transformação digital e na sustentabilidade. A migração para o “Novo Mercado” da B3 S.A. – Brasil, Bolsa, Balcão, destaca seu compromisso com altos padrões de governança corporativa, refletindo a atenção da empresa às questões ambientais, sociais e de governança (ESG).

A Riachuelo escolheu a Aspercom para auxiliá-los na sua Transformação Digital, utilizando o Método Kanban e o KMM para alavancar sua evolução, implementação que se expandiu para mais de 1.000 pessoas.

Por Juliana Frigo, responsável pela Transformação, Camila Patrizzi e Fabio Micheletti, Agentes de Mudança)


Kanban e KMM: 300% mais Previsível e Redução de 40% no tempo de entregas na Icatu Seguros

A Icatu Seguros é a maior seguradora independente do Brasil, especializada em Seguro de Vida, Previdência Privada e Título de Capitalização. Com mais de 10 milhões de clientes ativos e um patrimônio sob gestão de R$60 bilhões, a empresa se destaca por sua capacidade de oferecer soluções personalizadas para o planejamento do futuro e a proteção do presente.  Ler mais...

Além do compromisso com a excelência, a Icatu Seguros também se dedica ao desenvolvimento social do Brasil. A empresa apoia projetos que incentivam a longevidade com dignidade para idosos e o acesso à cultura, educação e esporte para pessoas em situação de vulnerabilidade. Com isso, a Icatu reforça seu papel não apenas como uma seguradora, mas também como uma instituição que contribui ativamente para o bem-estar e a qualidade de vida dos brasileiros.

A história da transformação área de Previdência da Icatu Seguros é como muitas outras: passou por uma reforma utilizando TOC (Theory of Constraints), ganhou roupagem ágil com Scrum e nos últimos anos continua evoluindo com Kanban e o KMM. Auxiliamos esta importante unidade de negócios de ML1 (Focada em Times) para até a transição para a ML3 (Ajustada ao Propósito), passando por Orientação a Serviços (End-to-end), "desprojetização", Probabilistic Forecasting, Introdução de Métricas e muito mais, tudo dentro de uma abordagem evolucionária, largando as estimativas feitas por "bola de cristal".

A Icatu Seguros foi a pioneira do KMM no Brasil com a ajuda da Aspercom.

Por Rodrigo Yoshima, consultor-chefe e CEO da Aspercom e Heber Almeida, líder da Transformação.


De 18 meses para 3 meses: melhoria de 600% no tempo de entrega com Kanban no McDonalds

O McDonald’s é uma verdadeira potência global no setor de fast-food, conhecido por sua capacidade de inovação e estratégias de sucesso. Fundado em 1940 pelos irmãos Richard e Maurice McDonald na Califórnia, o McDonald’s revolucionou a indústria gastronômica. Com um modelo de negócios inovador e escalável, a empresa expandiu-se rapidamente, adotando estratégias de marketing visionárias e investindo em tecnologia para garantir a consistência global de seus produtos.  Ler mais...

O McDonald’s opera em mais de 120 países com aproximadamente 40.000 unidades, empregando mais de 200.000 pessoas e servindo cerca de 68 milhões de clientes diariamente. A história do McDonald’s não é apenas sobre alimentação rápida; é sobre construir um império autogerenciável que continua a definir o conceito de fast-food no mundo inteiro.

A Aspercom auxiliou o McDonalds com uma implementação Kanban de alto impacto em uma das operações de maior missão crítica da organização: o sistema de controle da cozinha e ponto de venda que conseguiu atingir um time to market de 6 vezes mais rápido em um produto por onde passam mais de 40 mil dólares por segundo.

Descubra como aproveitamos situações inicialmente consideradas ruins para encabeçar uma implementação Kanban que trouxe benefícios muito rapidamente. Atos de liderança elevaram a qualidade dos processos e criaram uma cultura de melhoria contínua.

Por Rodrigo Rosauro, arquiteto-chefe e líder da Transformação


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