Menu fechado

Filtros de decisão de fato ágeis

Como líder de negócios, tomar decisões sobre como levar vários projetos adiante pode ser uma tarefa assustadora. Fazer a escolha certa pode ser uma fórmula difícil de alcançar.

Então, como você pode saber como proceder e qual tarefa resolver primeiro?

Ter muitas opções e a riqueza de tempo gasto peneirando várias opções e prioridades pode desperdiçar tempo, recursos e ser uma drenagem séria da produtividade.

Felizmente, assinar a filosofia de gerenciamento enxuto pode ajudar os líderes a fazer esses tipos de escolhas. O Lean é mais do que apenas um conjunto de princípios de gerenciamento. Também pode ser um filtro usado ao tomar decisões profissionais.

Mas como medimos decisões contra esse filtro hipotético e priorizamos de acordo? Acompanhe enquanto explicamos esse filtro e como ele pode ajudar a definir prioridades.

Definindo o filtro de decisão enxuta

O filtro de decisão enxuta, conforme definido pelo especialista em ágil e pelo líder em pensamento de engenharia de software David J Anderson, é o seguinte:

Um filtro de decisão Lean para nos ajudar a tomar decisões sobre a aplicação de práticas Lean:

  • Valor supera o fluxo: agilize às custas do fluxo para maximizar o valor.
  • O fluxo supera a eliminação de desperdícios: aumente o trabalho em andamento (WIP), se necessário, para manter o fluxo, mesmo que ele adicione resíduos.
  • Eliminar o desperdício para melhorar a eficiência: Não busque economia de escala.

Embora David Anderson tenha usado esse sistema no contexto do gerenciamento de engenharia de software, ele é aplicável em quase todos os setores.

É também uma maneira bastante direta de filtrar opções por meio dessa lista de prioridades enxutas ao tomar decisões. O valor tem precedência sobre o fluxo, o que é mais importante que a eliminação de resíduos. E a redução de resíduos entra em jogo simplesmente para otimizar e melhorar a eficiência de um projeto ou sistema.

Portanto, com base no filtro, o que podemos deduzir é que, se precisamos iniciar algo novo para manter o fluxo, é isso que devemos fazer, mesmo que seja um desperdício em potencial, pois poderíamos ter focado em algo concluído.

BTW Em muitas equipes de scrum, isso se manifesta como a heurística de gastar 10% da capacidade da equipe na preparação para o próximo sprint.

Uma maneira de diminuir o desperdício de alternância de contexto enquanto mantém o fluxo é usar uma cadência contínua. Por exemplo, realize workshops de especificação ou sessões de preparação de pedidos em atraso regularmente

cada semana. Isso minimiza o impacto da troca de contexto, pois fornece algumas informações para as pessoas, em vez de surpreendê-las e pressioná-las a mudar para outra coisa (caso contrário, o restante da equipe ficará ocioso …).

Conclusão – um dos primeiros passos para realmente praticar o Kanban é começar a pensar em “Parar de iniciar e  começar a finalizar”. Mas o os filtros de decisão Lean nos ajudam a aplicar o bom senso necessário a situações do mundo real, onde isso parece estar em conflito com um fluxo efetivo – que é realmente o que estamos buscando.

Priorizar a finalização ao invés de começar novos itens

Outra maneira de filtrar as decisões usando o gerenciamento lean é se concentrar na finalização de itens, e não em começar novas coisas. Novamente, esse é um conceito extremamente direto que pode ser aplicado em todos os setores e processos de tomada de decisão.

Em vez de iniciar várias novas tarefas, comece a terminar tarefas e projetos antes de iniciar algo novo. Por exemplo, se você é um engenheiro que discute se deve iniciar uma nova tarefa em sua lista de pendências ou concluir uma tarefa em que começou a trabalhar na semana passada, esse princípio determina que você conclua o que iniciou antes de iniciar algo novo.

Isso ajuda a evitar que as tarefas sejam esquecidas ou se percam e nem sejam concluídas. Isso também remete à ideia de limitar o trabalho em andamento, sobre o qual escrevemos em um post anterior. Colocar um teto razoável no WIP significa que mais tarefas serão concluídas antes de começar a iniciar novas.

Você vê esse problema de outras formas?

Você encontrou outras maneiras de racionalizar a coisa certa a fazer?

Você tem outras dicas / sugestões para pessoas que enfrentam esse problema?

Compartilhe com a gente nos comentários!

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *