Menu fechado

Desvendando os Desafios do Scrum e a Solução do Kanban: Uma Jornada Pessoal

Recentemente, tive a oportunidade de refletir sobre minha trajetória com metodologias ágeis, em particular, sobre minha experiência com o Scrum e como sua combinação com o Kanban trouxe insights valiosos. Quero compartilhar esses aprendizados com vocês.

Desafios do Scrum em Ambientes Complexos

Ao longo dos anos, trabalhei em diversos ambientes corporativos, enfrentando uma variedade de desafios. Uma das principais dificuldades que encontrei foi a gestão de demandas instantâneas e projetos de longo prazo. Por mais que o Scrum ofereça um planejamento semanal, nem sempre era fácil encaixar todas as demandas de forma eficaz.

Um exemplo marcante foi um projeto complexo que envolveu hardware, onde tivemos que quebrar a entrega em 12 partes mensais. Isso exigiu um esforço hercúleo, mas foi uma conquista significativa para a equipe, dada a complexidade do trabalho.

A Educação como Ferramenta de Transformação

Durante minha passagem por uma grande Telecom, percebi a importância da educação como catalisadora da mudança. Trabalhamos arduamente para implementar o Scrum em várias equipes, adotando uma abordagem educativa que incluía mentoring. Foi uma experiência enriquecedora, que contribuiu para a disseminação das práticas ágeis na empresa.

Indo na direção do Kanban

Em outra organização, focada em meios de pagamento, deparei-me com equipes que já utilizavam o Scrum, mas que precisavam aprimorar suas práticas. Foi aí que percebi a resistência em abandonar o Scrum em prol do Kanban. A forte identificação das pessoas com suas práticas era evidente, o que tornava qualquer tentativa de transição um desafio.

A Solução: Kanban como Complemento do Scrum

Foi nesse contexto que surgiu a solução: combinar o Scrum com o Kanban. Essa abordagem híbrida permite lidar melhor com demandas não planejadas, aumentar a previsibilidade e definir um fluxo de trabalho mais eficiente. É uma maneira pragmática de enfrentar os desafios do mundo real, aproveitando o melhor de ambas as metodologias.

Uma Nova Formação: Melhorando o Scrum com o Kanban

Diante dessas experiências, decidi compartilhar meus aprendizados em uma nova formação. Com foco em resolver problemas comuns enfrentados pelas equipes ágeis, a formação visa fornecer histórias reais e aplicáveis, baseadas em evidências. É uma oportunidade para aqueles que desejam aprimorar suas práticas ágeis e alcançar melhores resultados.

Conclusão

Minha jornada com o Scrum e o Kanban foi repleta de desafios e descobertas. A combinação dessas metodologias oferece uma abordagem flexível e eficaz para lidar com as complexidades do ambiente corporativo. Espero que minha experiência inspire outros a explorar novas formas de aprimorar suas práticas ágeis e alcançar o sucesso em seus projetos.

Se você deseja saber mais sobre essa nova formação ou compartilhar suas próprias experiências, não hesite em entrar em contato. Estou ansioso para continuar essa conversa e aprender com vocês.

Abraços!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *