Menu fechado

Vídeos sobre Kanban

Nesta página estou agrupando os principais videos de palestras que ministrei em diversos eventos sobre Kanban desde 2011. Inclui diversos cases da Aspercom. É um relato histórico da evolução da comunidade e um bom começo para você aprender sobre o poder e a flexibilidade da abordagem Kanban. Eles estão organizados cronologicamente evoluindo no tema – recomendo que você os veja na ordem que estão aqui.

“O que é Kanban e porque se importar com ele”
Agile Vale 2011

Aqui eu apresento o programa Yoshima Slim Process de emagrecimento – veja o video e você vai entender. É interessante ver a influência do Scrum no início da comunidade Kanban. Neste vídeo apresento as características mais básicas do Kanban dando uma atenção especial para problemas que a Gestão Visual pode resolver.

O que é Kanban e porque se importar com ele – Rodrigo Yoshima from Agile Vale on Vimeo.

“Kanban: aplicando TDD à melhoria contínua”
QCon São Paulo 2012

Neste vídeo apresento uma abordagem de melhoria baseada em evidências usando a mesma filosofia do Test-Driven Development para melhorar o seu processo. Também apresento o modelo Cynefin, Sistemas Complexos, a diferença entre sistema kanban e o Método Kanban, a curva J da mudança e muito mais.

QCon2012
clique para assistir

Como cultivar uma Cultura Kaizen?
Agile Brazil 2013

Em Brasília, começando com um pouco de política no calor das manifestações de 2013, nessa palestra falo sobre problemas em transições ágeis e algumas críticas construtivas ao movimento Agile. Aqui eu também ensino os passos para começar uma implementação Kanban no seu ambiente e habilitar o DNA evolucionário de melhoria de processos na sua organização, mostrando diversos exemplos de modelos como TPS, TOC, LPD e outros. Agilidade é uma consequência de um processo de melhoria. Filme ficou escuro, mas pode ter certeza que sou eu!

Como cultivar uma cultura Kaizen? – Rodrigo Yoshima from Agile Brazil on Vimeo.

Liderança e Kanban
Lean-Kanban South America 2013

Nesta palestra eu uso diversos cases da Aspercom para mostrar que “pedras” existem no caminho de uma transição Kanban, como lidar com elas. Podemos regular diversas alavancas de um processo de gestão, influenciando lideres e liderados.

Lksa13

clique para assistir

 

Porque estimar e porque deixar de estimar…
Agile Vale 2013 e Agile Trends 2013

Tópico mais avançado e atual. Um dos movimentos que ganham força no mercado hoje é o #NoEstimates que discute a necessidade ou não de estimativas de tempo, esforço ou tamanho dos projetos e demandas na área de tecnologia. Conceitos, práticas e métricas da filosofia Agile/Kanban são apresentadas como Lead Time, Vazão, Eficiência do Processo, Variabilidade entre outras…

Versão completa

Versão compacta

 

Resolvendo Problemas com Lean e Kanban

Recebi o Alisson Vale para um bate-papo esperto antes do Lean Kanban Brazil 2017.

 

Como funciona a “certificação” Kanban da LKU

Saiba mais como é a relação entre o KMP I e o KMP II

 

Entendendo o Kanban Maturity Model (KMM)

Bate-papo agora com o Milton Pignataro (IBM). Webinar também para o Lean Kanban Brazil 2018.

 

Introduzindo o Kanban Maturity Model – SGRio 2018

 

Muitas entrevistas com praticantes e outros líderes Kanban

Acesse o canal da Aspercom no Youtube para muito mais!

 

1 Comentário

  1. Pingback:Pesquisa (e webinário gratuito exclusivo) - Débito TécnicoDébito Técnico

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *