Nos dias 5 e 6 de agosto rolou aqui em São Paulo a QConSP. Antes de mais nada gostaria agradecer a InfoQ por me convidar mais uma vez para palestrar no evento que na sua terceira edição se mostrou um dos melhores eventos de TI com 8 tracks e mais de 50 palestras com grandes nomes nacionais e internacionais.
Na minha palestra “Kanban: Aplicando TDD à melhoria contínua do seu processo” destaquei a importancia do método Kanban como uma alavanca para cultivar uma cultura de melhoria contínua (Kaizen) na sua empresa. Infelizmente no nosso mercado, Kanban é visto simplesmente como um quadro com post-its e limites (uma implementação muito rasa, como alertei na palestra). Outros simplemente vêem Kanban competindo com Scrum. Kanban na verdade é muito parecido com o método A3, desenvolvido na Toyota. Na palestra apresentei uma técnica A3 simplificada (usando fichas pautadas grandes), que tenho usado em alguns clientes para melhorar o fluxo, combater demanda de falha e controlar a variabilidade do processo, tornando-o mais previsível.
Exemplo de cartão A3 em ficha pautada
Os slides estão no meu SlideShare. A palestra foi gravada e provavelmente será publicada junto a uma entrevista que dei para o InfoQ.
Concluindo: Kanban é muito mais que um quadro com post-its, limitado e puxado. Kanban é uma forma científica de lidar com os problemas comuns do seu ambiente em específico. Kanban é o banimento da receita de bolo. É uma solução sob medida para o seu contexto que evolui de forma colaborativa e se adapta ao ambiente em mutação.