Menu fechado

Um poster bem ágil

Na edição atual da MundoJava (número 30) não teve artigo meu. Pedi “férias” exatamente para organizar este blog e colocar algumas outras coisas em ordem. Mesmo sem artigo tivemos na Aspercom a missão de fazer um poster com práticas ágeis para o pessoal da revista.

Nunca tinha feito um poster desses na vida, mas sabia que era um trabalho criativo, artístico… não muito diferente de modelar software e escrever linhas de código. Porém, além do poster passar informações importantes ele deveria ser bonito!

Antes de começar qualquer coisa, precisaríamos definir o que colocar no poster. O poster tem limitação de espaço e gostaríamos colocar as práticas mais importantes e não todas elas! Para fazer isso, definimos alguns post-its com o conteúdo. Decidimos colocar basicamente as práticas do Scrum.

Tinha visto algumas apresentações em eventos mostrando que o processo ágil é cíclico e não linear, assim como o famoso poster da VersionOne. O processo cíclico é uma das características mais importantes de qualquer processo ágil e não podia ficar de fora!

[photopress:IMG_1400.JPG,full,pp_image]

Estou viciado em modelagem ágil para fazer muitos tipos de trabalho. Fui influenciado pelos conceitos do Design Thinking para elaborar este poster: “Pense no processo como um conjunto de espaços e não uma sequência de passos predeterminados”. Tentamos vários “modelos” e usar post-its para testar o conteúdo na disposição do poster foi determinante. Após várias “versões” para escolher e vários rascunhos em papel A4, decidimos o melhor.

Eu e a Patricia (minha esposa, sócia da Aspercom e responsável pela parte de mídia) sentamos num único micro com o CorewDraw para passar aquilo para meio eletrônico em pair programming (neste caso, pair drawing), aonde também decidimos a imagem do fundo. Depois, foi só juntar tudo, descobrir como fazer algumas coisas no Corel, adaptar algumas idéias que não deram certo e testar o desenho o tempo todo. O resultado final foi muito bom.

[photopress:IMG_1403.JPG,full,pp_image]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *