Menu fechado

Adoção de escopo negociável na FórumAccess

[photopress:forumaccess.gif,full,alignright]

Na semana passada ministrei nosso curso Scrum para nossos amigos da empresa FórumAccess. A FórumAccess é um excelente exemplo de consultoria pequena que o Phillip Calçado tanto fala. É uma empresa com mais ou menos 100 desenvolvedores que já está trilhando o caminho da Agilidade de maneira intuitiva. Com o treinamento eles de fato adotarão o Scrum para gerenciar os projetos.

[photopress:IMG_1364.JPG,full,pp_image]
Mais um treinamento com uma bela paisagem!
(essa ponte é linda na foto, mas ao vivo ela estraga a paisagem)

Uma das coisas que mais me chamaram a atenção na FórumAccess é a adoção de contrato de escopo negociável, apesar das dificuldades em vender este tipo de contrato no mercado. Eles são um dos poucos exemplos de empresa que oferecem este tipo de contrato (aqui em São Paulo são pouquissimas empresas que aplicam isso).

Como o Vinícius Telles explicou muito bem na sua palestra do TDC 2008 e também no vídeo sobre desperdício de funcionalidade, seu objetivo como desenvolvedor de software não é entregar tudo, mas sim, entregar aquilo que mais agrega valor para o cliente. O contrato de escopo negociável favorece isso.

[photopress:IMG_1372.JPG,full,pp_image]
Equipe 1

[photopress:IMG_1373.JPG,full,pp_image]
Equipe 2

[photopress:IMG_1375.JPG,full,pp_image]
Escrevendo User Stories

[photopress:IMG_1380.JPG,full,pp_image]
A homepage mais feia do mundo

[photopress:IMG_1377.JPG,full,pp_image]
Todo mundo

[photopress:IMG_1381.JPG,full,pp_image]
Tudo começa no planning

Agradeço a todo pessoal da FórumAccess pela troca de informações rica, principalmente sobre como o mercado tem se comportado com os contratos de escopo negociável. Essa mudança de cultura é muito importante para melhorar nosso mercado. Eu realmente acredito que consultorias menores e mais concentradas em entregar valor são alternativas melhores que as fábricas de software gigantes e burocráticas.

2 Comentários

  1. Fabio Nascimento

    Interessante…

    Não tinha conhecimento de Consultorias adotando Agile e ainda por cima com Escopo Variável, eu acreditava que nunca veria uma consultoria fazendo isso.

    Mas com certeza não é uma consultoria como as tantas que conhecemos (3 letras), essa deve prezar pela qualidade.

    Ótimo relato.

    Fabio Nascimento

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *