Quanto mais ágil melhor. Será? A Ciência do Fluxo pode nos trazer uma luz. No episódio anterior, demonstrei como uma única pessoa pode tornar um Fluxo 20% mais ágil e aumentar em até 30% os resultados econômicos. Deixei uma pergunta pendente neste episódio: o que ainda pode ser melhorado neste sistema simples de só duas etapas? Veja o gráfico:

Cumulative Flow do episódio 2, ao contratar uma pessoa na etapa vermelha.
Olhando o CFD, parece que o gargalo ainda permanece na etapa “Construir”, pois ainda há muito trabalho acumulado na camada vermelha. Logo, vamos contratar mais uma pessoa para esta etapa. O que aconteceria? Vamos simular.
Starvation – O Fluxo com “fome”
Os gráficos não vão contar a história em detalhes, mas a Vazão aumenta em somente 1 mísero item. O WIP médio total diminui em 4% e o Lead Time diminui em 7%. O custo no período da simulação aumenta em 9%, afinal é uma pessoa a mais e o resultado financeiro diminui em 11%. Logicamente, essa contratação é uma mudança para pior.

Podemos ver no CFD acima que o acréscimo desta única pessoa não teve o efeito que vimos no episódio #2, na verdade, esta intervenção foi inócua para o Fluxo. Por que? Estamos em uma situação não muito comum, mas acontece. O Fluxo está morrendo de fome (“Starvation”). Existe capacidade no sistema, mas nada para alimentá-lo. Você tem uma estrada de 4 pistas, mas poucos carros para transitá-la.
Já vivenciei algumas vezes, nos nossos 15 anos de experiência gerenciando Fluxos, casos assim:
- Marketing que não gera leads
- Vendas que não convertem
- Área de produtos que não apresenta demandas
- Uma vaga do RH que não tem candidatos
- Clientes que pararam de comprar (momentaneamente ou não)
- Projeto que o escopo demora a ser fechado
- Negócios com sazonalidade
O Starvation pode ser momentâneo ou não. Ele pode gerar desperdícios por que você tem capacidade de entrega, mas não existe demanda a processar.
Ajustando a Demanda à Capacidade
O Fluxo que simulamos até agora recebe de 0 a 4 itens a cada 3 dias na sua fila de entrada “A Fazer”. O que aconteceria se, de alguma forma, aumentássemos a demanda para 0 a 6 itens, mais ou menos no ponto em que a segunda pessoa entrou? Vamos simular:

Conclusão:
Devo relembrar que se você tem interesse em Flow Science, estas comparações simuladas e quer usar estes conceitos na sua organização, assine a nossa lista exclusiva:
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Segue a tabela com os resultados comparados das intervenções com a simulação do Flow Digest #2:
#3 – Melhorando a demanda | #3 – Uma pessoa a mais | #2 – Simulação Original | |
Resumo | 5 etapas 10 pessoas ▲ 1 (+10.0%) 6 meses | 5 etapas 10 pessoas ▲ 1 (+10.0%) 6 meses | 5 etapas 9 pessoas 6 meses |
Trabalho em Progresso (WIP) | μ: 10 itens ▼ 0.94 (+9.3%) | μ: 9,32 itens ▼ 0.42 (-4.8%) | μ: 9,32 itens |
Lead Time | μ: 13.2 days ▼ 0.90 (-6.8%) p85: 21 days ▼ 0.50 (-2.4%) TTμ: 6.1 days ▼ 0.10 (-1.6%) FEμ: 46.7% ▲ 2.70 (+5.8%) | μ: 13.2 days ▼ 0.90 (-6.8%) p85: 21 days ▼ 0.50 (-2.4%) TTμ: 6.2 days FEμ: 47.4% ▲ 3.40 (+7.2%) | μ: 14.3 days p85: 22.0 days TTμ: 6.2 days FEμ: 43.5% |
Vazão | 104 items ▲ 13 (+12.5%) 4/semana ▲ 0.5 (+12.5%) | 92 items ▲ 1 (+1.1%) 3.54/semana ▲ 0.04 (+1.1%) | 91 itens μ: 3.50 por semana |
Resultados | $241,400 ▲ 40K (+16.6%) Entr: $520K ▲ 65K (+12.5%) Custo: $279K▲ 25K (+9%) | $181,400 ▼ 20K (-11.0%) Entr: $460K ▲ 5K (+1.1%) Custo: $279K▲ 25K (+9%) | $201.400 Entradas: $455.000 Custo: $253.600 |
Situações de “Starvation” não são muito usuais, mas quando acontecem podem te deixar “míope” com a próxima intervenção. Do episódio #1 até agora fizemos 3 intervenções, estamos evoluindo o Fluxo, orientados a dados e já melhoramos os resultados deste sistema simples em 40% (de $146K para $241K).
Que simulação você gostaria ver no próximo Flow Digest?
- Simular o impacto de Emergências – itens que entram no Fluxo e precisam ser entregues com urgência – para resultados e previsibilidade
- Vamos implementar Agile Tradicional neste ambiente (como o Scrum), com seus Timeboxes e Sprints.
Gostaria de ver o resultado com a implementação do agile tradicional (Scrum).