Já pensou no quanto uma única contratação pode desequilibrar ou acelerar um processo de trabalho? No episódio #1, introduzi os principais conceitos e métricas da Ciência do Fluxo e deixamos uma pergunta em aberto: Onde está o gargalo deste processo? Se você ainda não viu este episódio anterior, sugerimos fortemente que o veja para ter contexto e prosseguir com este texto.
A resposta à pergunta é clara para quem já conhece um pouco o Cumulative Flow Diagram (CFD), que introduzimos nos nossos treinamentos TKP, KSD, KSI e explicamos com detalhes no programa Métricas de Fluxo (MF). O gargalo está na primeira etapa do trabalho (construir), pois é lá que o trabalho tende a se acumular, mostrando que esta etapa é a mais lenta de todas as demais.
O poder do Cumulative Flow Diagram
Creio que eu já deva ter tido contato com centenas de CFDs nos meus mais de 15 anos de experiência com Fluxos e Kanban nas mais diversas empresas. Costumo dizer: “Mostre-me seu CFD e digo para você quem você é” – você pode me mandar seu CFD como comentário aqui.
O CFD é um diagnóstico bem completo da saúde do seu Fluxo. Traçando algumas linhas por regressão linear, ele mostra as taxas de chegada, entrada e entrega dos itens, o WIP (itens iniciados e não entregues) e também o Lead Time Médio. Com a experiência você poderá enxergar todos esses conceitos rapidamente, só de bater o olho no gráfico.

Depois de analisadas essas questões gerais do Fluxo, podemos olhar em detalhe a camada do WIP e chegar a conclusões como: o gargalho está na etapa “Construir”.
O impacto de UMA pessoa contratada no gargalo…
Com o gargalo descoberto, se o nosso objetivo é mais agilidade, mais entregas e melhores resultados, podemos fazer intervenções no Fluxo para melhorá-lo. Digamos que o gestor deste Fluxo, note o gargalo e contrate uma pessoa júnior para auxiliar as 5 pessoas que já trabalham na etapa. O processo de contratação demora um mês. Vamos rodar esta simulação e analisar os impactos:

Destaquei neste gráfico acima uma linha branca pontilhada, que simplesmente denota a taxa de entrega do Flow Digest #1, sem a pessoa adicional. Com isso podemos ver o impacto da contratação.
O CFD mostra que a camada vermelha (Construir) diminuiu, e como se estivéssemos “encurtando” os catetos de um triângulo retângulo, a inclinação da hipotenusa aumentou, tendo impacto na quantidade de entregas totais do sistema. Esta intervenção só teve este efeito geral no sistema porque estávamos atuando na etapa gargalo.

O fluxo é contraintuitivo, mas é muito provável que, se contratássemos na etapa errada, o impacto seria marginal, inócuo ou até negativo. Quer que eu simule esta hipótese no próximo Flow Digest? Deixe seu comentário.
A Ciência do Fluxo opera nos detalhes. Tem mais uma coisa que chama a atenção no sistema de trabalho com a contratação! Você consegue identificá-la no CFD? Espero que sim. O que está acontecendo com o Fluxo que pode impactar resultados? No próximo Flow Digest vou comentar a respeito. Fique antenado assinando a nossa série para não perder nada:
https://aspercom.com.br/flow-science
Seguem abaixo outros gráficos desta nova simulação, com uma pessoa adicional. O impacto no Lead Time não foi tão significativo, porém o Run Chart mostra uma tendência modesta de queda, por consequência, pela Lei de Little (mais detalhes nos próximos Flow Digests), uma tendência de aumento da Vazão.



Conclusão
Segue uma tabela comparativa dos impactos sem e com a contratação. Atenção: o simulador que usamos no Flow Digest deixa todas as outras variáveis iguais entre os dois cenários.
#2 – Com uma pessoa a mais | #1 – Simulação Original (acesse…) | |
Resumo | 5 etapas 9 pessoas ▲ 1 (+11.1%) 6 meses | 5 etapas 8 pessoas 6 meses |
Trabalho em Progresso (WIP) | μ: 9,32 itens ▲ 0.60 (+6.4%) | μ: 8,72 itens |
Lead Time | μ: 14.3 days ▼ 2 (-14.0%) p85: 22.0 days ▼ 1 (-4.5%) TTμ: 6.2 days ▲ 0.10 (+1.6%) FEμ: 43.5% ▲ 6 (+13.8%) | μ: 16.3 days p85: 23.0 days TTμ: 6.1 days FEμ: 37.5% |
Vazão | 91 itens ▲ 17 (+18.7%) μ: 3.50 por semana ▲ 0.65 (+18.6%) | 74 itens μ: 2.85 por semana |
Resultados | $201.400 ▲ 55.000 (+27.3%) Entradas: $455.000▲ 85.000 (+18.7%) Cost: $253.600▲ 30.000 (+11.8%) | $146.400 Entradas: $370.000 Custo: $223.600 |
O Flow Digest é uma iniciativa da Aspercom que envia um alerta para o mercado: é provável que você esteja otimizando coisas erradas. Contratação (e desligamento) de pessoal é algo cirúrgico, não só para questões do fluxo, mas também para o componente humano. Ambas devem ser levadas a sério. Não esqueça de deixar seu comentário, compartilhar com seus colegas e assinar a nossa lista exclusiva.
Muito bom. quais os cursos da aspercom oferecem toda essa base teórica e prática. os KSDs?
Olá Bruno, “toda a base teórica” que vamos explorar nos Flow Digests é algo além dos cursos que temos, mas um fundamento importante está no KSD, KSI e Métricas de Fluxo.