Na coluna MundoOO da Revista Mundo Java deste mês (número 27) publiquei o artigo “Modelagem Ágil”, onde abordo técnicas efetivas e sem frescuras de modelar um software. Alguns tópicos abordados:
1. As três qualidades do software (qualidade interna, qualidade externa, qualidade do projeto)
2. No desenvolvimento de software não existe separação entre design e construção
3. A comunicação rica do “papel sobre a mesa”
4. Rascunhos, uma forma de modelagem eficaz
5. Aprofundar em detalhes antecipadamente é ruim!
6. Não volte para casa para escrever documentos de requisitos
7. Software funcionando é o melhor artefato para levantamento de requisitos
8. Conceitos sempre provados com código
Separei um trecho para vocês:
“Mas mais importante de tudo é focar nas atividades do desenvolvimento e não nos artefatos criados. Quando você está levantando requisitos, a atividade de conversar com o usuário, obter informações e enriquecer o conhecimento é mais importante que os casos de uso, protótipos, modelos que surgirem dessa atividade. O mesmo vale para uma modelagem de design. O importante é a criatividade para solucionar as dependências dos objetos, a separação dos conceitos, as mensagens trocadas. O modelo de design é só uma manifestação dessas decisões. A tomada dessas decisões é mais importante que a manifestação dessas decisões.”
[photopress:Figura1.gif,full,pp_image]
O que foi mais legal neste artigo foi a participação do Juan Bernabó e José Paulo Papo, demonstrando como eles utilizam as técnicas de Agile Modeling no dia a dia deles.
Pingback:Débito Técnico » Blog Archive » 3 Qualidades, 3 Tipos de Débitos
Esse artigo será publicado futuramente na integra?
Se não, vou acabar tendo que comprar a revista! 😉
Este gráfico é muito bom! O Paulo Vasconcellos utiliza este gráfico em sua apostila de Formação de Analistas de Negócio.
Michel, não tenho a mínima previsão de publicar este artigo na integra! Acho melhor vc comprar a edição no site da MundoJava.