Menu fechado

Alunos Notáveis Aspercom

Conheça profissionais que transformaram suas carreiras. Histórias reais de quem aplicou o conhecimento e conquistou resultados extraordinários em suas organizações.

Jonatan L. R. Aguiar

Unicred do Brasil

Biografia

Atualmente atua como Especialista em Agilidade na Unicred do Brasil, focado em promover ações que desenvolvam habilidades e atos de liderança, trabalho em equipe e colaboração visando melhorar o desempenho nos resultados de negócios, na cultura de produtos, nos métodos e modelos de gestão da organização com mais de 20 anos de experiência, transitando entre tecnologia, produtos e negócio em grandes empresas no Brasil (Unicred do Brasil, Lojas Renner, GetNet, Meta, PagoNext, Compass UOL). Formado em Analise de Sistemas e Pós-Graduação em Desenvolvimento de Negócios pela PUCRS. Principais Certificados são pela Kanban University (AKC, KCP, KPP, CXP, KMP) e pela Scrum.Org(PSM II). Palestrei nos principais eventos de Agilidade e Kanban no Brasil. Apaixonado por futebol, Corridas de carro, viagens, família e por compartilhar conhecimento.

"Na Aspercom, encontrei uma parceira fundamental em minha jornada profissional, desde meus primeiros passos com o Método Kanban até minha Acreditação como Kanban Consultant pela Kanban University. (mais ...)

Seu propósito vai além da entrega de conhecimento de qualidade, constituindo um diferencial significativo no mercado. Seu valor está firmemente ancorado em princípios nobres, visando impactar positivamente o mercado onde atua. Os profissionais da Aspercom se destacam pelo profundo conhecimento teórico e prático em todas as áreas que abraçam."


Fábio de Oliveira Gouveia Micheletti

Program Manager na Bees/AbInbev

Biografia

Sólida experiência em Desenvolvimento de Software, Transformação Digital e Portfólio de Programas/Projetos/Produtos.Graduado em Sistemas de Informação (Universidade Presbiteriana Mackenzie) e mais de 18 anos de experiência com TI, incluindo clientes nacionais e internacionais. Algumas das certificações concluidas nos ultimos anos, estão elas:KCP (Kanban University), Fit for Purpose (CXP/F4P - Kanban University) , Flight Levels (FLSA - LEANability), Gestão de Produtos (Escola de Produto e PM3), entre outras.

Gympass / Wellhub - Product Development:

Aumento das Entregas em 35%
Lead time - 27.56% mais rapido
Alívio da Sobrecarga das Pessoas: WIP 48.8% Menor

Gympass / Wellhub - Tech Sales and Commercial:

Redução no Fechamento de Contratos com Parceiros: 30% mais rápido

Gympass / Wellhub - Legal:

Implementação do Kanban implementado nas áreas Global, Europa e LATAM

Data and Analytics

Implementação para resolver problemas cross
Implementação de Flight Levels e Kanban de Portfolio em todas as areas acima

Riachuelo / Midway

Atuação na Implementação do KMM, considerada uma das maiores do Mundo para mais de 1.000 pessoas, 17 Tribos e mais de 100 Squads
Foco em nível 0 a 3 do KMM auxiliado pelo Fit for Purpose Framework para alcançar a satisfação dos clientes e stakeholders
Implementação de Flight Levels e Kanban de Portfolio
Implementação de Métricas Integradas e PDCA: Portfólio de Flight Levels, do Estratégico às Operações

Bees / AbInbev

Kanban de Portfolio Implementado
Visao das metricas de Throughput, Lead Time e WIP
Planejamento realizado com base em dados, utilizando a previsiblidade com percentil
Redução de WIP/Pessoa em 40% e aumento da entrega de 10%
Iniciativas sendo fechadas ao longo do trimestre e nao apenas no trimestre subsequente, focando em terminar os itens e nao em iniciar novos, e finalizar no trimeste seguinte.
Foco em iniciativas com entrega de valor comprovada e nao focada em entrega de itens, redução em 50% no numero de iniciativas em andamento.

Wallace Gonçalves de Oliveira

Program Manager na Bees/AbInbev

Biografia

Trabalho com TI desde meus 15 anos quando na escola técnica, me formei em Sistemas de Informação e fiz MBA em Gestão de Projetos. Já tentei empreender com uma Startup e após 1 ano por conta própria, restaram-se os aprendizados do fracasso. Passei a me dedicar em gestão como Aglie Master na Totvs em 2017 e após algumas formações Kanban (KSD, KSI, KMP, KMM, KBC, KCP, F4P, CXP e KDI), experiências e resultados mensuráveis, abandonei a agilidade. Hoje estou Coordenador de Projetos na eNotas do grupo Hotmart Company, me considero um eterno aprendiz e me disponho para consultorias pontuais sobre Kanban.

Desde quando eu me certifiquei como CSM pela Scrum Alliance em 2010, havia uma busca incessante por oportunidades de exercer estas novas skills nas empresas, mas foi em 2017 que eu de fato comecei a trabalhar com algum nível de liderança em agilidade. Sempre me (mais...)

preocupei em responder a seguinte pergunta para os stakeholders: "Quando ficará pronto?". Sempre busquei soluções do mercado aliados às próprias soluções, medindo velocidade de entrega das sprints, porém respeitando as estimativas praticadas no planning poker. As previsões nunca davam certo, por maior que fosse a sinergia amadurecida com o tempo de convivência dos times. Foi então em 2019 que fiz o primeiro treinamento Kanban da Aspercom e comecei a aplicar na eNotas, onde rodávamos Scrum. Em pouco tempo, questão de 2 ou 3 semanas, já operávamos com fluxo contínuo, gerindo lotes e limites de trabalho, tanto quanto visualizando as métricas de fluxo que prontamente, me davam todos os insumos necessários para responder não apenas aquela pergunta como muitas outras das quais eu nem imaginava serem tão importantes assim para responder. Foi uma sequência de treinamentos e aplicações que mudaram não apenas a minha visão profissional como também a história da eNotas e outras empresas nas quais tive a oportunidade de orientar o STATIK para iniciarem Kanban.


Ana Raquel Teixeira

Agile Delivery Lead na Claranet (Portugal)

Biografia

Sou Agile Delivery Lead na Claranet a atuar na área das Operações, mas iniciei a carreira no negócio como Business Manager em empresas de Consultoria e Gestão de Projetos, aí contactei com vários formadores experientes de Agile que alimentaram o interesse por este mundo.

Após a primeira formação de Kanban iniciei a aplicação do método na equipa, o que melhorou a coordenação e comunicação sobre quem está a fazer o quê e quando. (mais...)

A necessidade de trabalho remoto forçadas pela pandemia COVID-19 não impactou a gestão do trabalho, que já se fazia totalmente através de um Kanban Board permitindo a manutenção da coordenação entre a equipa sem esforço acrescido ou perda de informação. Hoje temos métricas de Lead Time para toda a empresa, que nos permitem consultar o tempo esperado para uma categoria específica. A título de exemplo, conseguimos reduzir uma ação que demorava 4h para cerca de 8 minutos, através da automatização da mesma. Esta tarefa era manual demorada e tinha por isso algumas falhas, a melhoria implementada ficou visível no decréscimo do Lead Time. Estes dados estão também disponíveis para consulta dos clientes, que podem antecipar o tempo esperado de entrega das mesmas.

O meu contacto prático com a Agilidade decorreu durante a implementação de Scrum numa equipa. O que iniciou com motivação transformou-se em frustração, os resultados não correspondiam ao que planeado. No mesmo período acabei por participar na formação Kanban System Design da Aspercom, e foi extremamente revelador, finalmente todas as falhas faziam sentido. Métricas de Lead Time, Cumulative Workflow, a objetividade, o pragmatismo, a praticidade do curso e o know-how do formador foram essenciais para ter chegado à equipa na segunda-feira seguinte e proferido "esqueçam tudo o que disse até agora". Desde então vejo Kanban em todos os lugares e a forma como percebo o trabalho e as potenciais falhas/melhorias, mudou radicalmente.


Dionei Piazza

Agile Coach na AMCOM

Biografia

Professor, engenheiro de software, e, desde 2014, dedico minha carreira aos serviços de transformação e direcionamento estratégico de organizações dos setores público e privado, onde sou especialista em Lean, Agilidade, Kanban, Gestão de Projetos e Desenvolvimento de Pessoas. Além de ser membro do PMI, estou ativamente envolvido na comunidade Agile como palestrante, tradutor oficial do guia Kanban Guide for Scrum Teams da Scrum.Org e organizador do meetup Agile Beer. "Pessoas + Trabalho + Alinhamento de Propósito = Organizações engajadas, maduras e adequadas ao propósito."

Como a grande maioria dos meus iguais, fiz o shift para Agilidade confrontando-a com os conhecimentos adquiridos nas minhas especializações de Gestão de Pessoas e Gestão de Projetos, palestras da comunidade, redes sociais e demais canais disponíveis. Apesar (mais...)

 desse início super indispensável, posso afirmar que fui forjado de fato, depois de 2015, quando conheci a Aspercom. Uma empresa que, diferente de muitas outras, mostrou-se antifrágil, graças à transparência, dedicação, comprometimento e serviço prestado totalmente ajustado ao propósito! Obrigado Patrícia, Yoshima, Oliveira , Juliano pela excelência do Serviço Aspercom!

Movidesk:

Criação e manutenção do serviço de Agilidade utilizando Kanban e KMM que ultrapassou a área de Desenvolvimento de Produto e partiu para os serviços de People e Strategy da organização. Aqui podemos observar claramente o aumento na maturidade e satisfação dos demandantes nos três serviços sob as lentes do Board, C-level e Estrutura.

Cia Hering:

Criação de uma modelo operacional para a transformação do serviço de tecnologia, modelo este desejado pelo board da organização.
O modelo operacional foi concebido com foco no KMM, na visão apresentada, este era o caminho mais justo para respeitar as agendas, caixa e demais expectativas da empresa.
Aqui tivemos um desafio interessante, afinal, além de times de desenvolvimento, suporte e infra de TI, envolvemos também as estruturas de logística e moda, ou seja, enxergávamos os entregáveis de TI com suas respectivas soluções de software, e também, visualizamos coleções de moda trafegando em nossos fluxos, e no final, ambos entregáveis se conversavam!
Este modelo operacional baseado em Kanban e KMM, trouxe uma grande mudança comportamental para as lideranças e liderados, e além disso, tivemos uma celeridade notável em todos os processos das áreas envolvidas.

AMcom:

Apesar de ainda não completar meus 3 meses de casa, já entregamos o design de um Framework de Ágil para uma grande empresa do Agro, e que foi muito bem recebido pelo demandante. Modelo que utilizará de Scrum, Kanban, KMM e F4P para nortear a mudanças de forma evolucionária.


Roberta Fernandes Monteiro

Líder de Time/Gerente de Divisão no SERPRO

Biografia

Pós Graduada em Gestão de Projetos possui certificação KMP, CSM, PMP, BLACK BELT e COBIT. Atua como líder de time, melhorando processos e diminuindo desperdícios.

Os treinamentos de qualidade dão a base necessária para aplicarmos as mudanças, colhermos os resultados e com capacidade de análise chegarmos às conclusões.
De fato quando escolhemos a Aspercom não estamos buscando um certificado/diploma e sim aprendizado de verdade!

Resultados obtidos:

Aumento na vazão das entregas.
Melhor CFD com aumente na taxa de conclusão.
Diminuição de demandas suspensas ou canceladas.

Lucas Guimarães

Agile Coach, Sicredi

Biografia

Graduado em administração de empresas e pós-graduado em engenharia de software. Trabalho no setor de TI há mais de uma década, sendo os últimos 7 anos como agente da mudança. Hoje, além de ser instrutor da formação PKS do Agile Institute Brazil, trabalho no Sicredi onde ajudo a organização a melhorar seus resultados por meio de uma abordagem evolucionária e pragmática.

​A escolha da Aspercom no início da minha jornada com Kanban, foi determinante para o meu desenvolvimento como profissional. (mais...)

A Aspercom possui, de longe, os instrutores mais qualificados e experientes no mercado e me proporcionou uma jornada de aprendizado transformadora, com um ensino didático e prático. A abordagem pedagógica da Aspercom, através do modelo Pathemata Mathemata, faz com que os alunos conectem de forma única a teoria com a prática e assimilem os aprendizado com a vivência que têm no dia a dia de trabalho. Além disso a Aspercom foi uma das primeiras escolas a vender o conhecimento de gestão sem empacotar tudo na “caixinha do ágil”, ensinando uma abordagem pragmática para gestão da mudança.